O que são micronutrientes e tudo que você precisa saber sobre eles

Os micronutrientes são as vitaminas e minerais presentes nos alimentos e juntamente com os macronutrientes, favorecem a nutrição completa do organismo. Alimentos como frutas, verduras, legumes, entre outros, são ricos em micronutrientes e ainda tem as fibras, parte não digerível dos alimentos vegetais, a qual auxilia no funcionamento intestinal e também são fundamentais para uma alimentação saudável e equilibrada.

Dividindo os micronutrientes encontramos os minerais e as vitaminas, resultando em diversas substâncias essenciais para a manutenção do corpo. Mas vamos falar primeiramente das vitaminas e a função de cada uma.

nutricao-micronutrientes-denise-real-nutricionista-bauru.jpg

A vitamina A possui um papel muito importante na visão, no crescimento, desenvolvimento e manutenção da pele. Alimentos onde podemos encontrar essas vitaminas: alimentos de origem animal, vegetais folhosos verde-escuros, frutas amarelo-alaranjadas.

A vitamina C ajuda a fortalecer o sistema imunológico, auxilia no processo de absorção do ferro pelo organismo, no combate ao stress e age como antibiótico natural. Alimentos onde podemos encontrar essas vitaminas: abacaxi, morango, limão, laranja, maracujá.

A vitamina D é fundamental para os ossos, ajudando na prevenção de doenças como raquitismo, osteomalacia e osteoporose. Alimentos onde podemos encontrar essas vitaminas: óleo de fígado de peixe, manteiga, nata, gema de ovo e salmão.

A vitamina E é relacionada à prevenção de condições associadas ao estresse oxidativo, tais como envelhecimento, câncer, doença cardiovascular, entre outras. Alimentos onde podemos encontrar essas vitaminas: amêndoas, óleo de milho, óleo de soja, gema de ovo, nozes, gérmen de trigo.

A vitamina K é importante para a coagulação sanguínea, está presente na gordura dos alimentos especialmente de origem vegetal. Alimentos onde podemos encontrar essas vitaminas: alimentos verdes, como vegetais de folhas e legumes como couve, brócolis e salsa.

A Vitamina B12 é associada ao funcionamento das células e também do tecido nervoso. Sua ausência pode provocar alterações neurológicas e o desenvolvimento de anemia megaloblástica. Alimentos onde podemos encontrar essas vitaminas: fígado e rim, leite, ovo, peixe, queijos e carnes.

A vitamina B1 (Tiamina) mantém o sistema nervoso e circulatório funcionando corretamente e auxilia na formação do sangue e no metabolismo de carboidratos. Previne o envelhecimento, melhora a função cerebral, combate a depressão e a fadiga. Alimentos onde podemos encontrar essas vitaminas: vegetais de folhas (alface romana, espinafre), berinjela, cogumelos, grãos de cereais integrais, feijão, nozes, atum, carne bovina e de aves.

A vitamina B2 (Riboflaviana) previne catarata, ajuda na reparação e manutenção da pele e na produção do hormônio adrenalina. Alimentos onde podemos encontrar essas vitaminas: vegetais, grãos integrais, leite e carnes.

A vitamina B3 (Nicotinamida) reduz os triglicerídeos e colesterol e auxilia no funcionamento adequado do sistema nervoso e imunológico. Alimentos onde podemos encontrar essas vitaminas: levedura, carnes magras de bovinos e de aves, fígado, leite, gema de ovos, cereais integrais, vegetais de folhas (brócolis, espinafre), aspargos, cenoura, batata-doce, frutas secas, tomate, abacate.

A vitamina B5 (Ácido pantoténico) auxilia na formação de hemácias e na desintoxicação química. Previne degeneração de cartilagens e ajuda na construção de anticorpos. Alimentos onde podemos encontrar essas vitaminas: carnes, ovos, leite, grãos integrais e inteiros, amendoim, levedura, vegetais (brócolis), algumas frutas (abacate), ovário de peixes de água fria, geleia real.

A vitamina B6 (Piridoxina) reduz o risco de doenças cardíacas, ajuda na manutenção do sistema nervoso central e no sistema imunológico. Alimentos onde podemos encontrar essas vitaminas: cereais integrais, semente de girassol, soja, amendoim, feijão, aves, peixes, frutas (banana, tomate, abacate) e vegetais (espinafre).

A vitamina B7 (Biotina) promove o crescimento celular, auxilia na produção de ácidos graxos e redução de açúcar no sangue. A vitamina B7 previne a calvície e também alivia dores musculares. Alimentos onde podemos encontrar essas vitaminas: carne de aves, fígado, rins, gema de ovo, couve-flor, ervilha.

A vitamina B9 (ácido fólico) promove a saúde dos cabelos e da pele. A vitamina B9 fornece nutrientes para garantir a manutenção do sistema imunológico, circulatório e nervoso e ajuda no combate do câncer de mama e de cólon.

A vitamina B12 (Cobalamina) age sobre os glóbulos vermelhos, células nervosas, no equilíbrio hormonal e na beleza da pele. Alimentos onde podemos encontrar essas vitaminas: fígado, rins, carnes, peixes, ovos, leite, queijo.

micronutrientes.jpg

Já os minerais se dividem entre macrominerais e elementos traços. Os macrominerais são necessários ingerir em grandes quantidades para o bom funcionamento do organismo, já os elementos traços, pequenas porções basta, porém são mais difíceis de encontrar. Exemplos de macrominerais são o ferro, que previne anemia, é bom para o coração e pode ser encontrado em carnes, e o cálcio, aliado dos ossos e dentes que está presente principalmente nos laticínios.

Com a diversidade de micronutrientes, a melhor maneira de saber se está ingerindo tudo corretamente é manter sempre uma grande variedade na dieta, mas caso ainda necessite de algum é aconselhável buscar por suplementos multivitamínicos que auxiliam e facilitam a obtenção de todas essas quantidades de micronutrientes que o organismo precisa. Multivitamínicos pode ser encontrado em farmácias, lojas de suplemento e caso precise de algo especifico direcionado para você pode optar por uma farmácia de manipulados.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

Crie um novo site no WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: